É comum dizermos que mesmo as experiências mais difíceis sempre deixam algum aprendizado, e isso certamente é verdade. Tivemos recentemente um bom exemplo dessa máxima: a pandemia de covid-19. Foram praticamente três anos de medo, doença e luta diária pela vida — sem saber se haveria futuro para todos. Felizmente, esse momento terrível agora é passado, embora tenha deixado muitas marcas tristes e perdas irrecuperáveis.
Durante esse período, que nunca esqueceremos, o que foi capaz de nos salvar da solidão e do confinamento forçado? A arte, em todas as suas manifestações! Mesmo quem nunca se preocupou muito com teatro, cinema, música e literatura, teve a oportunidade, principalmente por meio da internet, de assistir a diversos espetáculos, alguns ao vivo, outros em vídeo; incontáveis filmes e séries de TV; foi possível visitar museus famosos em diversos países, assim como viajar pelo mundo através do poder tecnológico que a modernidade nos oferece. Quando usada para o bem, que maravilha é a web!
Do mesmo modo, em nenhum outro momento recente lemos tanto... Sim, a venda de livros durante a pandemia atingiu patamares raramente alcançados até então. Por quê? Porque a literatura é uma forma de arte que nos permite construir em nossa própria mente todos os universos possíveis, e também os impossíveis, que cada escritor nos oferece por intermédio de sua obra. Ao lermos um livro e mergulharmos no que ele nos conta, todo aquele mundo passa a fazer parte do nosso. E assim nos tornamos espectadores de histórias e/ou ensinamentos que se integram às nossas vidas para sempre. Afinal, ninguém pode nos roubar aquilo que agora faz parte dos nossos pensamentos e das nossas emoções. Esse é o poder da arte literária, esse é o poder da literatura, que muitos leitores experientes já conhecem e que muitos novos leitores felizmente descobriram durante a pandemia.
A leitura tem, sim, um papel importantíssimo em nossas vidas. Ler é imaginar. Ler é emocionar-se. Ler é aprender. Ler é conhecer novos mundos, histórias, personagens e lições que sempre têm algo importante a nos transmitir. E quando permitimos que os livros entrem em nossas vidas, eles nunca mais nos deixarão, pois se tornam parte do que somos.
Por tudo isso, leia mais. Leia muito. Leia sempre!
Comments