Sempre se ouve dizer que, no Brasil, poucas pessoas têm o hábito de ler, mas, felizmente, isso parece ter mudado — para melhor — em tempos recentes. Prova disso é o absoluto sucesso que foi a 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, que se encerrou ontem.
Praticamente todas as editoras relatam vendas altíssimas, e inesperadas. Uma delas, inclusive, segundo seus gestores, vendeu 151% a mais do que na última edição. Claro que, em 2022, com a pandemia sob controle, as vendas foram muito boas, porém, justamente devido a tal resultado, ninguém esperava tamanho sucesso em 2024. Esperava-se, no máximo, algo parecido com o que foi alcançado em 2022. E é muito bom que todos tenham errado em suas previsões e tenham sido tão positivamente surpreendidos desta vez!
O novo local, inclusive, é bem maior do que o anterior e muitos achavam que seria difícil ver os corredores cheios... Pois bem, aconteceu exatamente o contrário! Eram esperadas este ano cerca de 660 mil pessoas, mas o número total chegou a 772 mil. Um absoluto sucesso!
Houve forte crescimento do público jovem, alta procura por obras de ficção, obras young adult, romances de fantasia, romances de esportes e crescimento da literatura sul-coreana. Além disso, o sucesso dos novos selos voltados para o público jovem, o trabalho de divulgação dos influencers e as ativações nos estandes também foram citados pelas editoras como pontos de destaque dessa edição.
A verdade é que livros despertam paixões e as pessoas os amam, assim como aos autores, responsáveis pela criação de tantos universos maravilhosos em todas as áreas. Portanto, que tenhamos cada vez mais feiras e eventos literários de todo tipo para que mais e mais brasileiros e brasileiras possam conhecer o incrível mundo dos livros e da leitura.
Opmerkingen