A importância do ISBN e da ficha catalográfica
- Editora Arte Literária

- 7 de abr.
- 3 min de leitura
O que é ISBN?

O ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Criado em 1967 e utilizado tanto por comerciantes de livros quanto por bibliotecas, em 1972 foi transformado pela Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization) em norma padrão internacional: a ISO 21.
A partir de 1º de janeiro de 2007 o ISBN passou a ser constituído por 13 dígitos, em vez dos 10 dígitos originais. Para diferenciá-los, escreve-se ISBN-10 e ISBN-13.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. No Brasil, a responsável pelo registro de ISBNs é a Câmara Brasileira do Livro (CBL), situada em São Paulo.
O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos. Simplificando, o ISBN é o RG, ou seja, é o número de identidade de cada livro.
O que é ficha catalográfica?

Ficha catalográfica (ou Index card em inglês), é uma ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.
As fichas catalográficas podem ser utilizadas também para análise e interpretação de dados levantados durante uma pesquisa bibliográfica. Para cada livro ou documento é emitida uma ficha contendo a classificação por autor, classificação dos conceitos contidos no material e a definição das principais categorias de análise. As partes desse tipo de ficha são: documento (tipo), classificação, conteúdo (resumo do conteúdo do documento) e análise dos dados.
No Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas a publicações, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 10.753/2003, conhecida também como Lei do Livro. Devido a essa exigência legal, fichas catalográficas somente podem ser criadas por bibliotecários.
Agora que já falamos tecnicamente sobre ISBN e ficha catalográfica, vamos explicar qual é a importância de ter ambos os registros. Clique para saber mais:
ISBN
O ISBN é a identidade de um livro. Se o livro tem um registro de ISBN, ele existe legalmente. Por isso, da mesma forma que nós precisamos ter uma carteira de identidade e um número de CPF, os livros também devem ter seus próprios registros de ISBN e ficha catalográfica.
O ISBN é criado por meio de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo e indica título, autor, país, editora e edição de uma obra. A partir dele, inclusive, é extraído o código de barras, necessário para que o livro impresso seja comercializado. O livro eletrônico também pode, e deve, ter seu número de ISBN, mas para cada versão — livro impresso e livro eletrônico — serão atribuídos números e códigos de barra diferentes.
Quem pode solicitar os registros de ISBN? Pessoas jurídicas, como editoras, revistas e afins, mas pessoas físicas também podem fazer esse tipo de solicitação, que é muito interessante, por exemplo, para autores independentes.
A criação do ISBN foi, sem dúvida, um marco no mercado editorial, melhorando os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos.
Ficha Catalográfica
A Ficha Catalográfica corresponde, por assim dizer, a um número de CPF. Ela ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de uma biblioteca. A ficha também contém as principais informações sobre a obra, além de possuir um número de identificação único.
Além de ser parte integrante do livro, é obrigatória por lei, para a publicação de um livro impresso ou digital. A ficha catalográfica é inserida sempre nas primeiras páginas do miolo do livro. Geralmente, é emitida por uma bibliotecária/bibliotecário ou pela Câmara Brasileira do Livro.
Assim, quando um livro tem registro de ISBN, código de barras e ficha catalográfica torna-se um livro profissional, legalizado e pronto para ser comercializado em qualquer ponto de venda do mercado.







Comentários