A Festa Literária Internacional de Paraty, ou FLIP, chega à sua 22ª edição, mais uma vez celebrando lindamente o livro e a leitura em uma cidade histórica e icônica do Rio de Janeiro, famosa no mundo inteiro: Paraty.
Desde a última quarta-feira (09/10), a bela cidade está recebendo um público fiel e apaixonado, não somente por livros, mas também pelos encantos únicos da cidade. Até o próximo domingo (13/10), ou seja, durante esses cinco dias, Paraty é o lar de incontáveis livros, leitores, escritores, profissionais do mercado editorial e moradores da cidade, que já contam com esse grande evento todos os anos.
Nessa edição, o escritor homenageado da FLIP é ninguém menos que João do Rio (1881-1921) — jornalista, cronista, contista, romancista, tradutor e teatrólogo brasileiro. Personalidade marcante do começo do século XX, João do Rio enfrentou todo tipo de discriminação por ser negro, de origem humilde, homossexual e principalmente jornalista. Naquele tempo, todos que tinham a ousadia de exibir claramente tais “características” eram, no mínimo, desprezados e colocados à parte da sociedade, como se não existissem. Ou, quando “incomodavam muito”, eram perseguidos sem trégua. (Será que era muito diferente do que vemos nos dias de hoje?) No entanto, praticamente revirando pelo avesso a cidade do Rio de então e exibindo-a claramente em seus escritos, ele soube deixar a própria marca, especialmente por intermédio de seu trabalho como jornalista. Esse é o escritor que a FLIP, merecidamente, homenageia este ano: João do Rio, célebre carioca da gema, cujo nome de batismo era Paulo Barreto (na verdade, João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto).
Que a FLIP é mais um evento literário de sucesso em 2024, não há dúvidas! Aos que ainda não conhecem Paraty: esse é um ótimo momento para visitar a cidade. E aos que já a conhecem e correm para lá todos os anos quando a FLIP tem início: parabéns!
Comments